segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mediocridade e previsões


Mediocridade, palavra que soa mal aos ouvidos de qualquer pessoa, é algo que faz parte do nosso cotidiano. Segundo o dicionário Priberam, "mediocridade" significa qualidade de medíocre, mediania. E se formos mais a fundo, "mediano" implica em regular, sofrível. Potanto, poderíamos colocar a mediocridade como qualidade de regular ou sofrível.

Médias fazem parte do cotidiano das pessoas. São informações usadas por seguradoras, por nós no consumo de combustível do carro, na programação da carne do churrasco, para avaliar desempenhos gerais, e até para avaliar o crescimento econômico de empresas e nações. Regularidade é um valor de grande importância na conclusão das médias e talvez não seja tão ruim assim. E quando pensamos no futuro, buscamos prever. Convenhamos, é mais fácil prever aquilo que não oscila. Por exemplo mercados regulares que apresentam mesmo que sejam um pequeno crescimento, podem ser considerados confiáveis.

Média é uma marca invisível e inevitável que acompanha tudo e todos, e é construída diariamente. Resultados de nossas ações talvez variem por fatores diversos, mas sempre tenderão a possuir o teor das nossas médias. Médias baixas, resultados baixos. Médias altas, resultados médios altos. Ao menos é o que se pode prever. Se formos medíocres, não sejamos sofríveis, sejamos medíocres acima da média.

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